quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

-RELATÓRIO - XVII CONGRESSO NACIONAL DA MOCIDADE PRESBITERIANA



 

Como é do conhecimento de todos, na semana passada eu e Glenda Candeia, estivemos presentes no XVII Congresso da Mocidade Nacional da Mocidade Presbiteriana, que aconteceu em Palmas/TO, como representantes da Federação Centro de Pernambuco e também da UMP Areias.

Foram momentos especiais, de muito aprendizado, de muita maturidade na condução do Congresso pela diretoria da CNM e de todos os presentes, de elaboração de importantíssimos documentos pelas comissões e discussão e votação das matérias, de muita união entre as mocidades presentes, não havendo regionalismos, prevalecendo o fortalecimento da Igreja do Senhor, como um só corpo. O resultado foi à glorificação do nome do Senhor, onde só Ele é digno de toda a exaltação, de todo o esforço de cada jovem vindos de quase todos os estados do Brasil, se fazendo presente naquele lugar, como demonstração de amor e de orgulho por ser UMP. Amor esse que também levou os delegados a dormir, todas as noites, de 2h00-2h30 elaborando, discutindo, votando as matérias/documentos para que a Mocidade Presbiteriana continue avançando, se fortalecendo, seja ousada, se coloque nas mãos de Deus para agir conforme Sua vontade e não a nossa, que se preocupa com o outro, com o meio no qual está inserido, assistindo o ser humano em suas necessidades, que anuncia o evangelho, que honra a Deus nas suas relações com o próprio Deus, com sua família, com seus amigos, conhecidos, desconhecido, no trabalho, na Universidade, onde quer que esteja, o nome do Senhor deve ser glorificado em todas as áreas de nossas vidas.

Excelentes ideias, resoluções, sugestões foram pensadas para o bom andamento dos trabalhos da UMP em todos os âmbitos (local, Federação e Confederações), mas de nada adiantará se cada jovem não se esforçar para ser mais diligente com o Reino de Deus, por buscar o crescimento na comunhão com Deus, por ser relevante como cristão e cidadão na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no seu país, enfim que busca servir e não ser servido.

Estamos presenciando um renovo da UMP do Brasil, com jovens se orgulhando de ser UMP, de propagar o nome do Senhor, de cooperar com a Missão da Igreja, de estarem unidos como irmãos, de ser mais atuante na sociedade. Mais muito, muito mais podemos e devemos fazer, ser, avançar, melhorar. É tempo de avançar Mocidade Presbiteriana, ser Testemunha de Jesus. Estenda as mãos aos necessitados que tem fome, sede material, e/ou espiritual, olhe para o seu redor, perceba as necessidades de sua comunidade, trabalhe para o Reino de Deus.

Parabenizamos a diretoria da Confederação Nacional de Mocidades – Gestão 2010-2014, pelo bonito trabalho desempenhado, pela dedicação, esforço, ideias muito relevantes e aproximação das UMP's de todo Brasil, que hoje conhecem o trabalho da Nacional, tem total acesso a qualquer membro da diretoria não só da Nacional, mas também de membros da UMP de todo o Brasil. É certo que as novas tecnologias ajudaram muito no estreitar dessas relações, mas não retiramos os méritos dessa diretoria, que de fato buscou se aproximar do jovem local. Algumas realizações:   descentralização, com a realização de suas atividades em todas as regiões do Brasil, como por exemplo – Reuniões da Comissão Executiva da CNM no Sul, Sudeste, Centro-Oeste; comemoração oficial, a nível nacional, do dia do Jovem Presbiteriano, entre outros lugares, no Nordeste na cidade de Natal/RN ano 2013; realização do XVII Congresso Nacional na região Norte (Palmas/TO) onde contou com a presença de mais de 680 jovens entre delegados e visitantes.

Gostaríamos de agradecer ao conselho da IP Areias pelo apoio e ajuda para que pudéssemos enviar um representante ao Congresso Nacional e a igreja como um todo que esteve orando por nossa ida. Gostaríamos de agradecer em especial a Natália Lima e Kemps Lima por terem segurado as pontas no mês de janeiro na diretoria da UMP.

Algumas palavras ditas nesse Congresso, que foram edificantes e que nos leve a refletir sobre nossa vida como cristãos, como cidadãos, como filhos, pai, mãe, irmão, profissional, estudante...

Rev. Roberto Brasileiro - "O que podemos fazer como Igreja de Jesus Cristo no mundo em que estamos inseridos?". O que Deus pode fazer por mim? Para isso devemos: "Colocar nosso lar a serviço de Deus; Ser Testemunha...".

Rev. Young Ko – "Deus procura adorador." "Verdadeiros adoradores, onde tenho que ser sacrificial, vaso de obediência, vaso de honra, humildade." (Romanos 12:1,2; I Pedro 1:14; Marcos 6:4,5).

Rev. Marcos Agripino – "Ser Testemunha é olharmos para dentro de nós, nos conhecermos, vermos se estamos refletindo Deus no nosso falar, pensar, agir." "Como a marca que devemos ter é a cruz de Cristo." "Devemos refletir o que Deus está falando para nossa vida." "Não podemos ser uma cisterna vazia e rachada que não retém água, não retém a palavra de Deus".

Encerro com o Rev. René Padilha nos dizendo que devemos cultivar uma vida relevante, marcar nossa geração. Devemos ser cristãos que retém a Palavra de Deus, guarda em seu coração e a pratica. Devemos ser cristãos/ cidadãos conscientes, críticos, atuantes em todos os âmbitos sociais, políticos, econômicos, culturais da sociedade. Nosso papel como Igreja, como UMP, não é estarmos isolados do mundo, mas estarmos inseridos no mundo, sendo sal e luz, sendo Testemunha do Senhor, enfim, em qualquer instância, não podemos mais nos omitir, mas exalar o bom perfume de Cristo.

Reforçando: MISSÃO DA MOCIDADE

Cooperar com a Missão da Igreja

Anunciar o Reino de Deus

Educar para Vivência Cristã

Assistir o Ser Humano em suas necessidades

VISÃO DA MOCIDADE

Ser relevante na Sociedade Brasileira em todas as suas áreas

PRINCÍPIO DE SUSTENTAÇÃO

Adoração, Comunhão, Discipulado, Serviço, Missões.

 

Algumas resoluções do Congresso:

Os documentos serão publicados pela CNM, porem segue um resumo das resoluções.

 Manual para a Mocidade Presbiteriana - prático, simples, sendo um instrumento de instrução e cooperação para o bom andamento dos trabalhos da sociedade. Passará pela Comissão de Revitalização (formada pelos presidentes das Confederações Nacionais das sociedades internas da IPB, mais os Secretários Geral), para ser encaminhada a Reunião Ordinária do Supremo Concílio, onde será analisado e aprovado ou não.

 

 Documentos com sugestões de atividades e ferramentas para as UMP's (local, Federação, Confederação Sinodal e Nacional) atuarem em todos os âmbitos da sociedade. Algumas comissões foram:

 

- o jovem e a cosmovisão cristã na política;

- jovem e a cosmovisão cristã ante a responsabilidade social;

- cosmovisão educacional;

- comunicação, comissão de análise dos livros de atas, comissão de estatística, comissão do MUSI, comissão de exame de contas.

 Lançamento da publicação de uma cartilha, que ajudará as UMP's. Encontra-se disponível para baixar no site da UMP <www.ump.org.br>.

 

 XVIII Congresso da Nacional – 2018. Salvador é a candidata para sediar, ficando decisão para a próxima CE.

 

 Diretoria da CNM eleita: Presidente – José da Hora Júnior

Vice-presidente Nordeste – Mateus

Vice-presidente Norte – Fábio

Vice-presidente Centro-Oeste – Ana Paula

Vice-presidente Sudeste – Lucas

Vice-presidente Sul – Waldemar

Secretário-executivo – Josafá

Primeiro secretário – Maciel

Segundo secretário – Erika Pavão

Tesoureiro – Daniel Neves

 Secretário Geral do Trabalho de Mocidade: será indicado 3 nomes ao Supremo – o atual Presb. Alexandre, Anderson (ex-presidente da CNM) e Andrei Brilhante.

 

Avante Mocidade Prebiteriana, sede forte e corajoso porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Que Deus nos abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário